Coordenador : Cirlene de Sousa Sanson
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394485.2206.52528.23062023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Participarão do LABEPLE os discentes de graduação e pós graduação em Letras da UFF, brasileiros ou estrangeiros, e as docentes do Setor de Português para estrangeiros vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras.
Local de atuação: EGL - Instituto de Letras - UFF
Objetivo
Objetivo geral: Proporcionar o contato com aspectos teóricos e práticos relativos à área de ensino e aprendizagem do português como língua não materna. Objetivos específicos: 1. Abordar aspectos morfossintáticos e fonológicos do português como língua não materna; 2. Discutir sobre o trabalho de compreensão e produção de textos orais e escritos na sala de aula de português como não língua não materna; 3. Analisar aspectos da cultura brasileira pertinentes ao ensino do português como língua não materna; 4. Produzir materiais didáticos para o ensino de português como língua não materna.
Resumo
O projeto de extensão Laboratório de ensino do português como língua estrangeira (LABEPLE), a ser desenvolvido no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, propõe o contato com aspectos teórico-metodológicos relativos à área de ensino e aprendizagem do português como língua não materna, com o objetivo geral de constituir uma equipe de alunos de graduação e pós-graduação desta universidade para promover investigação, discussão, análise e desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de português para estudantes estrangeiros.